sábado, 10 de julho de 2010

Balaio de Gatos: Ah !! O Azeite !!!


O que seria de nossa culinária, sem ele? Como imaginar, por exemplo, uma belíssima bacalhoada sem o azeite para regá-la?? Ou uma saladinha básica, sem ser temperada com azeite levemente aromatizado de ervas? Simplesmente inviável! E pensar que ele foi utilizado inicialmente para proteger do frio os guerreiros da antiga Mesopotâmia, que untavam seus corpos com o azeite!!!
Na verdade, o cultivo de oliveiras para a extração do azeite vem da Síria Antiga, sendo explorado também pelos egípcios, armênios e na Grécia, onde a oliveira era de extrema importância.
Há alguns métodos modernos, mas os azeites prensados a frio ainda são feitos pelo método antigo e tradicional: as azeitonas são esmagadas entre duas prensas de pedra com movimentos opostos, até que o fruto fique reduzido a uma pasta.
A graduação do azeite é feita numa escala que determina seu nível de aci dez, por exemplo: O azeite extravirgem tem menos de 1% de acidez e é o mais puro, já o azeite virgem deve ter no máximo 2 % de acidez.

Algumas dicas:

- Se for comprar azeite extravirgem engarrafado, o melhor é escolher um de embalagem mais escura, pois a incidência de luz catalisa a oxidação do produto. Já os óleos de oliva, normalmente comercializados em lata, ficam expostos à oxidação dependendo do ponto de solda da lata.

- Vai armazenar? Não se esqueça que luz, calor e ar podem alterar o produto. O ideal é armazená-lo em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Uma forma de evitar a ação da luz é embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Outro detalhe: os bicos dosadores usados para servir o produto também podem facilitar sua oxidação e, por isso, devem ser evitados.

- Atenção ao aroma, ele não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo. O gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona. Pode, ainda, conter alguns traços importantes, como gosto amargo ou levemente picante, indicando a presença de polifenóis. Sabor metálico, avinagrado ou acidez perceptível são fatores negativos ao paladar e indicam azeite de baixa qualidade. Fique atento!

E agora, alguns lugares para comprar e degustar azeites maravilhosos. Dividimos em duas partes:

1 - Momento "Ilha de Caras": Vista seu melhor modelito Gucci ou Armani e pode ir!

Azaït Boutique-Bistrot
Funciona como restaurante e empório especializado em azeites. São mais de 70 rótulos de países como Líbano, Turquia, Grécia, Argentina, Espanha, Itália, França e Portugal. Um verdadeiro paraíso! Vá preparado, pois há uma mesa com 22 tipos de azeite para degustação, eles ficam dispostos com pães para que os clientes possam experimentar. Destaque para um mimo da casa: Se os clientes gostarem de algum azeite na degustação é possível pedir para o garçom levar à mesa e usá-lo também durante a refeição. Muito bom!!!
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1532 - Jardins. Tel: (011) 3063-5799

Casa Santa Luzia
Lá podemos encontrar as mais variadas marcas de azeite além de ser também um ponto de encontro dos principais gourmets e chefs de Sampa. Lugar delicioso, é possível montar todo um cardápio e ainda dispor do atendimento personalizado para escolher o melhor vinho para acompanhar!
Endereço: Alameda Lorena, 1471 - Jardins. Tel: (011) 3897-5000.
Mais em 
www.santaluzia.com.br

Empório Santa Maria
Além do maravilhoso setor de Azeites, você vai encontrar também os melhores acompanhamentos e bebidas, sempre assessorados pelo staff especializado e bastante simpático. Fique atento, pois costumam acontecer ótimos eventos gastronômicos por lá!
Endereço: Av. Cidade Jardim, 790 - Cidade Jardim. Tel: (011) 3816-4344.
Mais em 
www.emporiosantamaria.com.br

Olivier & Co.
Uma verdadeira butique de azeites, com uma seleção dos melhores da Provence. Há várias opções num total de 38 rótulos, alguns de outros países da Europa, mas também com importação exclusiva. Para completar a loja, há o restaurante La Table O & Co, com uma maravilhosa cozinha mediterrânea.
Endereços: R. Bela Cintra, 2023 - Jardins. Tel: (011) 3088-9008 e no Morumbi Shopping - Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Morumbi. Tel: (011) 5181-3365. Mais em 
www.oliviers-co.com.br


2- Momento "Hoje estou Básico": A sessão de azeites das grandes redes de supermercados é uma ótima opção e normalmente possuem uma boa variedade de marcas.

Carrefour
Vários endereços pela cidade, inclusive no Shopping Eldorado. Bons azeites e preços interessantes. Para saber todos acesse www.carrefour.com.br

Extra
A sessão não é tão sortida, mas é possível encontrar azeites de boa qualidade. Para saber todos os endereços, acesse www.extra.com.br

Pão de Açúcar
Aqui você pode encontrar uma boa variedade e a relação de endereços é bem extensa. Vá com tempo e dê uma passada na parte de vinhos! Para saber todos, acesse www.paodeacucar.com.br

Mercado Municipal
Mas é claro que não podia esquecer o "menino dos meus olhos"!! Vá e divirta-se!
R. da Cantareira, 306 - Fone: (011) 3228-0673. Fica aberto de segunda a sábado das 6h às 18h. Domingos das 6h às 16h. 
www.mercadomunicipal.com.br

Risoto de Lingüiça


Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes ou carne
1 cebola média picadinha
1 lingüiça defumada Portuguesa ou Calabresa
½ xícara (chá) de salsinha picadinha
½ xícara (chá) de cebolinha picadinha
Azeite
1 colher (sopa) de Manteiga
Queijo ralado
½ xícara (chá) de Vinho branco ou tinto
(nesta receita eu prefiro o tinto)
Pimenta do reino moída na hora

Preparo
 Em uma panela prepare o caldo. Você pode utilizar o caldo pronto, por exemplo o Good Light da Maggi. Ele é mais suave que os outros e zero de gordura.
Pique a lingüiça em pedaços pequenos e frite em uma panela na sua própria gordura. Fogo médio para não queimar! Retire as lingüiças, tomando atenção para escorrer a gordura. Na mesma panela acrescente duas colheres de sopa de azeite e incorpore à gordura da lingüiça. Refogue a cebola. Quando ela estiver transparente, acrescente o arroz e deixe dar uma fritadinha. Coloque o vinho e mexa até que evapore.
Vá acrescentado aos poucos o caldo ( que deve ser mantido em ponto de fervura) suficiente para que cubra o risoto.

Continue mexendo lentamente o risoto até ficar ao dente ( mais ou menos 18 minutos). Coloque a pimenta do reino e o sal.

Quando estiver no ponto, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de manteiga, queijo ralado e mexa bem. Adicione a lingüiça, a salsinha e a cebolinha e mexa mais um pouco. Tampe a panela por cinco minutos e está pronto para servir.
Enfeite com folhinhas de salsinha.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Canapés de Tomate Seco com Mussarela de Búfala e Mini Rúcula no Pão Ciabatta





Nós usamos nesta receita os mini ciabattas para coquetel, que são encontrados em casas de pães ou grandes redes de supermercados. Também testamos em mini-pizzas e ficou uma delícia. Aqui, cabe a sua imaginação!! 

Ingredientes 
01 pacote de 400 gramas de mini ciabatta para coquetel
100 gramas de tomates secos
200 gramas de mussarela de búfala
01 pacote de mini rúcula
Molho de tomate ( aqui, usamos um molho beeem básico. Você pode usar até mesmo o molho pronto e acrescentar o seu tempero)

Preparo
Corte os pães ao meio, passe um pouco do molho e arrume em uma forma. Leve ao forno médio por uns 10 minutos. Cuidado para não queimar.
Enquanto isso corte os tomates em tiras médias e fatie a mussarela também em rodelas médias.
Retire os pães do forno, decore com as rodelas de mussarela, o tomate seco e salpique com as mini rúculas picadinhas.
Para dar um sabor ainda mais especial, pegue o molho que ficou dos tomates secos, acrescente um pouquinho de azeite extra virgem, um tiquinho de pimenta do reino 

Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate

Receitas de Dna. Guiomar



Ingredientes
04 ovos
02 cenouras grandes ou 4 pequenas
02 xícaras ( chá) de açúcar
02 xícaras (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de óleo
01 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
6 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de margarina

Preparo do Bolo
Bata muito bem no liquidificador, as cenouras, os ovos, o açúcar e o óleo.
Em uma tigela, coloque a farinha misturada com o fermento e vá incorporando aos poucos a mistura do liquidificador.

Bata a mistura na mão (não use batedeira) e coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse normalmente, até que espetando com o palito, este saia seco.

Depois de frio, desenformar e colocar a cobertura.

Preparo da Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio mexendo até levantar fervura. Despeje sobre o bolo e pode servir!