terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bebidas : Rota da Cachaça !





Branquinha, marvada, danada, bagaceira, quebra-munheca, aquela-que-matou-o-guarda, dengosa, pinga ou simplesmente cachaça, até pouco tempo não possuía uma boa fama e nem freqüentava lugares elegantes. Tempos passados, pois seu status vem crescendo a olhos vistos!!  Mas atenção: não confunda com a bebida industrializada, daquelas que se compra por 2 ou 3 reais a garrafa!!!  Estamos falando da cachaça produzida artesanalmente, em alambique de cobre utilizando receitas com séculos de tradição.
Hoje ela é apreciada em confrarias, tem admiradores mundo afora e já conta até com legislação específica!!!  Aqui no Brasil temos mais de 5.000 marcas legalizadas com uma produção que chega a 1,4 bilhão de litros ao ano.
Claro que definir qual é a melhor cachaça, cujo bouquet e aroma valem os até 500 reais a garrafa ( sim...você leu certo...) não é  tarefa muito fácil, mas sou obrigada a concordar que é bastante prazerosa!!!
Aos cachaçólogos de plantão, cabe lembrar que todo ano temos a “ Brasil Cachaça – Feira Internacional da Cachaça, que teve em abril deste ano a sua 5ª. Edição. Lá pode-se participar de degustações conduzidas por especialista, como Cesar Adames, Fernanda Ayoub, Arthur Avedissian, Samuel Bensemann, além do cachacier ( adorei este título!!!) Maurício Maia.

Algumas dicas de “cachaçólogos”  famosos para degustá-la :

1-     Atenção para o rótulo,  observe a origem.
2-     O aroma não pode ser de álcool, tem que ser de cana, de rapadura, portanto: narizes a postos !!
3-     A dose servida é sempre pequena, mais ou menos um dedo. Beba devagar! Deixe o liquido repousar no céu da boca e molhar a língua lentamente... Claro que, por ser aguardente, você sentirá uma leve queimação, mas não pode queimar a garganta ao ser ingerida., ela deve descer macia!
4-     Agora, o mais importante : Se você bebeu, digamos assim,  socialmente e ficou de ressaca, anote o nome da pinga e fuja dela!! Uma cachaça de boa qualidade jamais provoca mal estar!


Bom, chega de falação e vamos às dicas da “ rota da cachaça” aqui em Sampa:

- Cachaçaria Água Doce
Com dois endereços em São Paulo e quase 90 lojas em todo o pais, possui mais de 190 marcas artesanais aprovadas num rigoroso processo de seleção.
Av. Macuco, 655 – Moema. Fone: 5056-1615    e   R. Aspicuelta, 444 – V. Madalena – Fone: 3895-7760.

- Cachaçaria Paulista
Aberta há mais de 15 anos e com mais de 300 rótulos disponíveis. Lá é possível degustar uma boa cachaça ao som de MPB ao vivo.
R. Mourato Coelho, 593 – Vila Madalena. Fone: 3815-4756
  
- Mocotó
Como o nome diz, lá você encontra o melhor caldo de mocotó da cidade, além de uma seleção com mais de 340 marcas de cachaça. Eles mantém a receita desde 1973 e posso dizer que é muito bão !!!
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100 – V. Medeiros. Fone: 6951-3056

- Cachaçaria Pompéia
Esta cachaçaria composta por um restaurante com um forno à lenha  e um boteco, fica localizada em uma fazenda com mais de 11 mil m2.   Se prepare, pois lá é possível encontrar mais de 1.400 rótulos de cachaça !!!
Av. Nicolas Bôer, 120 – Pompéia. Fone: 3611-1114


Quer comprar e degustá-la calmamente em casa ?  Alguns endereços interessantes :

- Espaço BR
A casa trabalhava com a distribuição de pedras brasileiras para colecionadores, mas há alguns anos passou a se dedicar também a cachaça, com mais de 400 rótulos. Entre eles algumas raridades.
R. Alice Macuco Alves, 81 – Pinheiros. Fone: 3021-6175

- Paraíso da Cachaça
Funciona como um bar, onde pode-se saborear algumas doses entre um tira gosto e outro. Possui mais de  200 rótulos, entre eles o Maria da Cruz, produzido na fazenda do Vice Presidente José de Alencar.
Av. Direitos Humanos, 2067 – Mandaqui. Fone: 6233-0973

- Club da Cana
É uma distribuidora, mas pode-se  sentar no bar e saborear uma dose, entre as mais de 600 marcas disponíveis. Também há drinques internacionais feitos com cachaça, como o Bloody Mary.  Destaque para a coleção que conta com centenas de miniaturas.  
R.Barão de Tatuí, 272 – Santa Cecília – Fone: 3663-1171



2 comentários:

  1. Muito boa a matéria, galera! Cachaça é comigo mesmo... rsrs

    Coloquei um link pra vocês lá no Sombras Elétricas!

    Até!

    ResponderExcluir
  2. Em Ribeirao Preto vc encontra a CabanaCaipira loja com cachaças de td o Brasil, se nao der pra visitar acesse www.cabanacaipira.com e fale com quem entendi do assunto Eduardo Verardo

    ResponderExcluir