Limão, açúcar, gelo e legítima cachaça. O cocktail brasileiro mais conhecido no mundo, a caipirinha é cercada de folclore, tanto em sua preparação quanto em suas origens. Por lei, caipirinha de verdade pode ser com limão fresco ou desidratado, mas usa somente cachaça e não simplesmente aguardente de cana. Não entendeu? Simples, segundo o Decreto Lei 4.062, artigo 91, aguardente de cana é o destilado simples da cana de açúcar ou do mosto. A cachaça é a aguardente de cana produzida exclusivamente no Brasil com graduação alcoólica e características próprias, assim como o brandy produzido em Cognac ou o espumante que vem de Champagne. Esse é o passaporte de nosso drink mais famoso.
Leis e definições técnicas á parte, o nome e criação da caipirinha permanecem ocultas em certa bruma etílica. Alguns dizem que era costume tomar a garapa misturada com frutas, principalmente o limão, devido ao sabor acentuado e potencialmente cítrico. Mais tarde o costume teria se estendido ao destilado alcoólico feito da cana. Outra versão nos lembra velhos hábitos de interior, receitas para cura de resfriados á base de cachaça, limão, alho e mel. Substituir mel por açúcar e eliminar o alho foi apenas questão de tempo, assim como posteriormente a introdução do gelo. Mas como essa mistura singular ganhou o nome de caipirinha? Tudo que sabemos é que a palavra "caipira", que designa as pessoas que residem no interior, se origina do termo tupi "caipora" com o significado de habitante do mato. Exagerar no "remédio" e em suas prováveis variações genéricas não-registradas decerto aguçaria os "sentidos" e permitia a visão de caiporas e curupirinhas pelas matas afora.
Sendo preparada de diversas formas pelo país, com adição de mel ou licor em alguns locais, em 1997 a caipirinha sobe ao panteão dos principais drinks mundiais ao ser incluída entre os Cocktails Oficiais da I.B.A, International Bartender's Association, e ser assim conhecida em mais de 50 países e constar nos cardápios dos mais famosos bares e restaurantes do mundo.
Agora você tem a receita internacional mais brasileira que existe e pode preparar sua caipirinha como os grandes bartenders mundiais:
Ingredientes:
5.0 cl Cachaça
1/2 Limão cortado em 4 fatias
2 colheres de açúcar
Este é um cocktail montado, ou seja, os ingredientes são colocados diretamente no copo. Em um Old Fashioned , aquele copo que o fundo é menor que a boca, coloque as fatias do limão sem o miolo, para não amargar, o açúcar e macere. Acrescente o gelo, cachaça e mexa bem. Use uma fatia de limão para decorar.
Paulo Renault
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroi helena saudade adoro esse teu blog, keria conhecer dona guiomar kkkkkkkkkkkkkkkk, minha mae dizia q no interior quando se estava doente tomava cachaça mesmo pra curar certas doenças interessante isso tudo parabens pelo blog grand bjos
ResponderExcluirBlog também é cultura né..
ResponderExcluirAdorei conhecer a história da nossa Caipirinha...antes Caiporinha rsrss.Só não entendi como tirar o meio do limão pra não ficar amargo...não seria a casca???
Saudades de vcs.
Beijossssssssssssssss