terça-feira, 19 de julho de 2011

Sobre memórias e raízes...

Hoje, mais que uma simples receita, o espaço é de reencontros.          

Em uma destas coincidências que o destino nos coloca pela frente, aquilo que era para ser um encontro formal de negócios se transformou em uma deliciosa descoberta! Em um reencontro de antigas histórias de uma mesma origem.

Famílias árabes chegadas ao Brasil num século passado. Histórias de pessoas das quais herdamos o sangue – sim, sangue quente e em alguns momentos próximo a ebulição, mas absolutamente puro e límpido em sua essência.

Horas de conversas. Casos divertidos, outros nem tanto, mas principalmente aquilo que une a todos nós: O amor e o orgulho das histórias de nossos antepassados e logicamente a boa e velha cozinha árabe.
Saímos de lá, eu e Paulo, ainda meio enlevados pela conversa leve... Meio que flutuávamos entre passado e presente, assim como se estivéssemos em uma dimensão paralela entre momentos tão distantes.

E ao chegarmos em casa, a vontade de prolongar esta sensação tão gostosa foi mais forte que nós!

O resultado?  Um delicioso “Quibe de Bandeja” feito à melhor maneira árabe!

Dr. Roberto Aniche e Luiza Aniche, a escolha de cada ingrediente deste prato assim como a sua execução foi feita com todo o cuidado e carinho, como se nele estivéssemos colocando todo o nosso amor e respeito àqueles de quem falamos por horas.

Este Quibe de Bandeja é um agradecimento a vocês dois e uma homenagem a todos os “árabes malucos” que povoam ou povoaram as nossas vidas!

Obrigada e Bil-hanaa wach-chifaa !



QUIBE DE BANDEJA

Ingredientes

1 kg e 200g de patinho limpo, sem nervo, passado 2 vezes na máquina de moer.
-1/2 kg de trigo fino
-3 cebolas
-pimenta síria
-sal
-snoba (pinhão típico da culinária árabe)
-1 punhado generoso de hortelã fresca
- Suco de meio limão
-azeite
- Manteiga
 
Massa

Cubra o trigo com água e deixe de molho por no mínimo 30 minutos. Após este tempo, escorra toda água e aperte com as mãos para retirar o excesso.
Separe 1 quilo da carne, adicione o trigo escorrido, 1 cebola bem batidinha, sal e pimenta síria a gosto (eu uso uma pitada de pimenta preta moída na hora) e as folhas de hortelã bem picadinhas. Misture muito bem, com as mãos, até ficar uma massa bem homogênea.  Divida a massa em duas partes iguais. Reserve.

Recheio

Fatie as 2 cebolas e leve para refogar com um pouco de azeite. Junte o snoba, os 200 gramas da carne moída, o suco de limão, o sal e a pimenta síria. Deixe refogar até dourar.

Preparo

Em uma assadeira untada com um pouco de azeite, arrume a metade da massa. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa, apertando para que fique bem nivelado. Com uma faca desenhe um quadriculado. Arrume pedaços  de manteiga sobre a massa e leve ao forno pré aquecido a 180 C até que o quibe ficar dourado.   Enfeite com um raminho de hortelã .

Nenhum comentário:

Postar um comentário